Metodologia formativa para técnicos de pré-hospitalar e de policia

Desenvolvimento metodológico

O primeiro curso realizado em 1997 para o Hospital José Joaquim Fernandes em Beja, decorreu ao longo de dois meses onde tivemos oportunidade de testar novas técnicas de aperfeiçoamento de condução, novas formas de progressão e sinalização em emergência. A última fase da formação deu-se já em situação real de assistência a situações de trauma, na sua maioria, com origem em sinistros rodoviários.

Posteriormente, no verão de 1998, foi realizado um segundo curso para condutores de VAPH (Viatura de Apoio pré-Hospitalar) para o Centro de Saúde de Ourique.

As mais de 700 horas de serviço em situação real de pré-hospitalar, levaram à consolidação de uma equipa formativa e ao aperfeiçoamento e consolidação das metodologias de formação dos condutores de viaturas rápidas de emergência.

INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica 1999/2000

O sucesso do primeiro curso realizado em Beja, foi decisivo para a posterior colaboração com o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, na realização de 10 cursos para VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação.

ISPJCC – Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais mais tarde chamada EPJ - Escola de Polícia Judiciária

De 1998 a 2009 foram realizados mais de 30 cursos de Condução Defensiva Avançada: Formação teórica e prática com a duração de 27 horas. Foram também realizados para este Instituto 2 cursos de Formação de Formadores na metodologia EMSDRIVE.

DKH – Driving Know-How

Para o desenvolvimento da metodologia EMSDRIVE em muito contribuiu o contacto com a metodologia Driving Know-How desenvolvida por Daniel Herregods para o aperfeiçoamento de condutores com sede em Bruxelas e posteriormente integrada em projectos de investigação no seio da Comissão Europeia.

Ambulâncias

Em Novembro de 2001, integrado nas 8ªs Jornadas Nacionais de Emergência, realizámos o 1º Curso de Aperfeiçoamento de Condução de Ambulâncias. Desde aí foram realizados 15 cursos.

A EMSDRIVEtech (2006), constituiu um desenvolvimento da metodologia inicial EMSDRIVE® com a introdução da monitorização conjugada dos dados de telemetria do veículo com o registo vídeo do desempenho do condutor. Esta nova abordagem permite a avaliação objectiva do condutor, quer em situação simulada de condução, quer em serviço real de emergência. Uma das imediatas vantagens prende-se com o facto de o registo ser automatizado, dispensando a presença no veículo do formador/auditor, conhecido factor de perturbação e condicionante do desempenho do condutor avaliado.

É esperado que o registo de múltiplos parâmetros do binómio condutor/viatura, permita um melhor conhecimento da função da condução em marcha de emergência, contribuindo para a evolução do sistema de…

avaliação > formação > auditoria > reciclagem

Esta nova actualização teve o apoio técnico do Prof. Mário Godinho do Departamento de Ciências da Motricidade da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2007 foi criada a ForDrive - Formação Segurança e Aperfeiçoamento de Condução, sob a metodologia EMSDRIVE. A ForDrive realizou vários cursos de condução de ambulâncias para o INEM.

Em 2009 a metodologia EMSDRIVE iniciou com a EPJ - Escola de Polícia Judiciária, um trabalho pioneiro de b-Learning, assente no video pedagógico através da produção de uma plataforma online Moodle.

Exemplo de avaliação por Telemetria

Para avaliação da aceleração lateral de uma ambulância,

Loulé, 2006

Cópia de eBook formativo distribuído em CD

Formação para a Associação de Nadadores Salvadores Búzios, 2004

Imagens de algumas actividades EMSDRIVE

Formação da equipa da primeira VAPH em Beja, 1997

Estágio Driving Know-How, Bélgica

Estágio Ferrari

Condução em neve

Com Daniel Herregods no circuito de Spa-Francorchamps

Primeiros testes Base da Ota, 1997

Formação Polícia Judiciária 1997 - 2009

Viatura patrocinada para formação e actuação em Beja e Ourique, 1998

Estágio de emergência Charleroi, Bélgica

Viatura de apoio pré-hospitalar VAPH Beja

Viatura de apoio pré-hospitalar VAPH Ourique

Formandos da primeira VMER H Pedro Hispano, 2000

Hospital Pedro Hispano

Formação e consultoria para a Associação de Nadadores Salvadores Búzios

Campanha de segurança 125 SEGURA em colaboração com a GNR, Algarve

Equipamento móvel de telemetria e vídeo